Se está buscando uma nova posição no mercado de trabalho, em algum momento, deve ter esbarrado na palavra “freelancer”, mas você sabe o que é um freelancer?
A palavra, originária da língua inglesa, pode ser traduzida para “trabalhador informal”, ou seja, todas as pessoas que não possuem vínculo empregatício, a famosa “carteira assinada”, com uma empresa, seja ela pública ou privada, podem ser consideradas freelancers.
Desta forma, há diversos nichos onde esses trabalhadores podem atuar, desde cozinheiro de marmitas fit até programador Android.
Entretanto, nos últimos anos, essa palavra tem sido ligada a profissionais da área de tecnologia, comunicação, design, que possuem trabalhos remotos, onde você pode desenvolver projetos no conforto do seu lar, sem chefe, sem horários fixos e sem burocracia.
Os diversos relatos providos por pessoas que possuem ocupações relacionadas às descritas acima, nos fazem acreditar que esse é o melhor cenário possível, que é muito fácil conseguir os trabalhos e que o modelo do emprego formal está fora de moda.
Sem dúvidas, esse molde traz vários benefícios, devido a falta de flexibilidade apresentada em empregos comuns, e vêm sendo utilizado cada vez mais. Segundo o IBGE, em 2017, pela primeira vez, o número de trabalhadores informais ou sem carteira assinada (34,31 milhões) superou o de trabalhadores formais (33,21 milhões) no país.
Nesse texto iremos abordar como você pode se tornar autônomo, as dificuldades de ser freelancer e quais medidas tomar para ter mais chances de conseguir clientes.
Como me tornar um freelancer?
Para fugir da crise e conseguir pagar seus boletos, se tornar um trabalhador informal é uma ótima alternativa. Mas quais são as opções de trabalho? Qual você deve escolher?
Como o objetivo é conseguir renda o mais rápido possível, escolher atividades em que se possui conhecimento prévio é o melhor caminho, assim você poupa algum tempo já que não terá que aprender uma nova profissão. Portanto, você pode oferecer o mesmo serviço que executava em seu emprego anterior, ou que seja relacionado a alguma habilidade que já possua, como cozinhar, escrever, desenhar.
Já sei que serviço irei oferecer, como acho meus clientes?
Há diversas formas de encontrar pessoas e até empresas interessadas em contratar um freelancer. Você pode ofertar para conhecidos, através das redes sociais, criar um perfil do seu negócio, ligar ou enviar e-mail para empresas.
Existem também sites que servem como intermediários entre cliente e trabalhador. A pessoa que precisa do serviço disponibiliza o projeto e os interessados enviam uma proposta. Em troca, o site fica com uma porcentagem do pagamento feito pelo trabalho realizado.
Alguns exemplos:
Vale lembrar que alguns sites limitam o número de propostas que podem ser feitas durante o mês. Para efetuar várias propostas, aumentando sua chance de conseguir um projeto, é necessário pagar um plano mensal. Desta forma, você terá que investir para conseguir mais oportunidades, ou se inscrever em diversas plataformas para obter sucesso.
Outro item a ser levado em consideração é que a concorrência é grande, várias pessoas se candidatam para a “vaga”. Por isso, mesmo tendo a comodidade de não precisar oferecer seus serviços diretamente ao cliente, terá que conquistá-lo.
Uma maneira de chamar a atenção do contratante e provar que irá desempenhar bem aquele trabalho é através de um portfólio, quer dizer, exemplos de trabalhos já realizados. Se o que você faz não é algo voltado para o meio digital, uma saída é tirar fotos de seus trabalhos. Mesmo que não for utilizar os sites de freelancer, é uma forma eficaz de mostrar a clientes em potencial o que você pode fazer. Disponibilize as fotos em redes sociais, ou se possível em um site ou blog próprio.
Mesmo que ainda não tenha realizado nenhum trabalho como freelancer naquela área, o portfólio ainda pode ser construído. Faça trabalhos de graça ou por preços baixos para pessoas conhecidas. Se você escreve, crie um blog, se programa, faça alguns aplicativos ou páginas na internet. Esse compilado de trabalhos executados servirá como um currículo, fazendo com que os clientes se interessem por suas competências.
Quais são as dificuldades encontradas por um freelancer?
Além da falta de estabilidade, e de possíveis calotes, o freelancer também precisa competir com várias pessoas dispostas a realizar a mesma atividade por um pagamento menor. Por isso o seu portfólio deve ser caprichado, para mostrar que a qualidade faz a diferença.
Para driblar os obstáculos encontrados na jornada do trabalhador informal, separamos algumas dicas valiosas:
- Mantenha um portfólio atualizado e com exemplos diversificados do seu trabalho.
- Procure oportunidades em vários lugares, mesmo utilizando sites de freelancers entre em contato diretamente com pessoas e empresas que possam se interessar pelo que faz. Assim terá mais chances também de ser contratado pelos mesmos clientes em várias ocasiões.
- Organize sua rotina. Apesar do autônomo possuir uma jornada mais flexível que um colaborador comum é preciso estabelecer metas para realizar os projetos no tempo acordado. Lembre-se, cliente insatisfeito não volta outras vezes.
- Cuidado com as distrações! Se você trabalha em casa, pode ser difícil resistir a tentação de ver um filme na Netflix, ou ficar vendo as atualizações das pessoas que segue no Facebook e Instagram. Separe as horas que você determinou para trabalhar e as use apenas para esse propósito.
- Formalize sua empresa! Assim que tiver algum fluxo de caixa procure no portal do Sebrae qual é o modelo ideal para seu negócio (MEI, ME, etc). As taxas para MEI (Microempreendedor Individual) são baixas e a formalização te trará algumas vantagens.
- Para evitar dores de cabeça com possíveis calotes, principalmente quando você trata direto com o cliente, utilize um contrato de prestação de serviços. Pague algum advogado para fazer um modelo “padrão”, assim você só terá que pagar por um novo contrato em casos específicos.
Imagens: Jordan Whitfield on Unsplash, Georgia de Lotz on Unsplash.
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